Brega é 'vetado' por governo de PE no carnaval de 2017

O ritmo brega , criado no nosso estado e ovacionado nos quatro cantos do Brasil, destaque na mídia local e nacional, foi 'barrado' na convocatória da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) para o carnaval 2017. Convocatória essa que tem como objetivo selecionar as atividades artísticas que vão compor os festejos em Pernambuco.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Cultura, a decisão de que os gêneros musicais não se enquadram em nenhuma categoria se dá porque o governo considera que eles não estão de acordo com o que a convocatória busca valorizar. Forró eletrônico, forró estilizado, brega, swingueira, arrocha, funk, sertanejo e pagode estilizado também foram excluídos.
A decisão de que os gêneros musicais não se enquadram em nenhuma categoria se dá porque o governo considera que eles não estão de acordo com o que a convocatória busca valorizar. Na categoria Música Popular Brasileira, estão inseridos "MPB, Axé, Pop Rock Nacional, Pop e de Forró, desde que, para esta última categoria, ligados à tradição junina ou que tenham a tradição junina como fonte de pesquisa no trabalho a ser apresentado", de acordo com o edital.
"O brega, o funk e o sertanejo, por exemplo, têm muito mais espaço o ano todo. Não estamos dizendo que o brega não é música popular brasileira, eles têm tanto mérito quanto qualquer artista, mas decidimos não selecionar quem se identifica como brega para esta convocatória. É uma opção política do estado. A gente acha que a política cultural deve ajudar, afirmativamente, quem tem menos exposição". Disse o Secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja.
Por outro lado, Tiago Barbosa, Jornalista postou sua opinião na sua rede social. Confira:
