top of page
Mais Lidas

Brega é o ritmo mais ouvido em Recife no Spotify; Confira ranking

Foto do escritor: Escrito por Gabriel PachecoEscrito por Gabriel Pacheco

O Spotify, serviço de música comercial líder mundial do setor, com 40 milhões de usuários no planeta, lançado em 28 de maio de 2014 no Brasil, oferece desde julho de 2015 o Musical Map: Cities of the Worldum, que é um ranking com as 100 músicas mais tocadas em um leque de quase mil cidades do mundo. Diferente da maioria das cidades do Brasil, Recife é uma das poucas que se tem no ranking mais de 20% das músicas um ritmo local como o mais escutado. Porém, ainda não é possível encontrar no aplicativo todas os artistas do nosso Brega, muitos ainda não expuseram seus trabalhos nos principais streaming de música.


O mapa em si é baseado no OpenStreetMap e no CartoDB e é atualizado automaticamente a cada duas semanas. Cada atualização envolve a análise de quase 20 bilhões de faixas ouvidas pelos usuários. A empresa explica que a ideia foi inspirada nas experiências de viagens. Quando você está em outro país ou cidade, geralmente procura experimentar as comidas típicas do local. Com a música não é diferente, será possível clicar para ouvir uma lista das mais ouvidas de onde você queira.


Confira quem são os artistas dos ritmos Brega, Tecno-Brega, Arrocha e 'Sofrência' que estão no ranking em Recife e nas cidades em que os ritmos citados estão no top 100:


Recife: Na cidade berço do brega , no top 10 entre as 100 mais ouvidas aparecem MC Troia ocupando as três primeiras posições com 'Devassa', 'Bumbum no ar' e 'Som do paredão', seguido pela banda Torpedo, Kelvis Duran, banda Musa, Sedutora e Brega.com. Só Brega, Nega do Babado, Banda Carícias, MC Japão e o rei Reginaldo Rossi também aparecem na lista. Acesse a playlist completa no mapa abaixo.


Fortaleza: No estado onde o forró predomina na lista, o brega pernambucano se faz presente com MC Troia com os hits 'Balança' na 63ª posição, 'Vai descendo' gravada em parceria com a cantora Márcia Felipe na 45ª posição e a primeira versão da mesma gravada em parceria com o cantor baiano Dan Ventura na 90ª posição.


Salvador: Na terra do arrocha, o destaque vai para Tayrone com 'Primeira semana' em quinto lugar, 'O homem chora sim' em sexto lugar e 'Vestidinho azul' em sétimo lugar. Pablo, rei da sofrência, ocupa as 45ª, 50ª e 51ª posições com 'Desapeguei', 'Fala a verdade pra ele' e 'Filmes e Histórias', respectivamente. Os mesmos aparecem também entre o top 10 da cidade baiana, Feira de Santana.


Manaus: Já na capital do estado do Amazonas, localizado na região Norte do país, aparecem no top 100 artistas paraenses e recifenses. As 10 músicas mais ouvidas são dos artistas: Wanderley Andrade, Reginaldo Rossi e da extinta banda Calypso. Joelma também aparece na lista com 'Voando pro pará', música composta por Chrystian Ima, Isac Maraial e Valter Serraria que homenageia a cidade natal da cantora. O pernambucano Johnny Hooker também configura o top 100.


Belém do Pará: Diferente do que se esperava, Belém, terra que deu origem ao tecno-brega, calipso e carimbó, não tem nenhum ritmo citado entre as 100 músicas mais ouvidas. Sertanejo, Forró e Funk predominam.


Marília Mendonça, destaque no quesito 'sofrência', aparece no ranking em quase todas as cidades brasileiras, estando presente na playlist oficial 'Top Brasil' com 'Eu sei de cor', 'Como faz com ela' e 'De quem é a culpa?'.


Confira o mapa mundial do Spotify:

Copyright © Eu Amo Brega 2013/2025 - Todos os Direitos Reservados | Contato: (81)98966-9599 (Gabriel Pacheco)

bottom of page