Se existisse, Banda Calypso completaria hoje, 18 anos de carreira

10 de junho. Essa era a data que Joelma e Chimbinha comemoravam juntos mais um ano de carreira da extinta banda Calypso. Se a separação do casal não tivesse resultado no fim da banda, hoje a banda completaria 18 anos de existência.
A Banda Calypso: Foi uma banda brasileira de calipso, com influências de ritmos regionais do estado de origem. O conjunto foi formado em Belém do Pará, no ano de 1999, pela cantora Joelma Mendes e pelo guitarrista e produtor Cledivan Almeida Farias, mais conhecido como Chimbinha. No início a divulgação do trabalho só se restringia às regiões Norte e Nordeste do Brasil. A banda desfrutou do sucesso em todo o brasil e firmou-se no exterior com turnês para os Estados Unidos, América do Sul, África e Europa. Mesmo com o preconceito por seu gênero musical e sua origem, a banda tornou-se líder absoluta na vendagem de CDs e DVDs dos anos 2000, com mais de 15 milhões de discos vendidos, tornando-se uma das bandas recordistas de vendas no país e a única a vender DVD de diamante quíntuplo. A banda apresentava um ritmo envolvente e contagiante, conhecido como brega pop ou calipso que tomou proporções nacional após 'estourar' em Pernambuco. Ao todo foram lançados 23 CD's, 5 coletâneas, 3 promocionais e 8 DVD's. A banda também venceu premiações como 'Melhores do ano do Domingão do Faustão', 'Prêmio da Música Brasileira' e foi indicada a outras, como ao Grammy Latino e ao Prêmio Multishow.
Joelma: Joelma da Silva Mendes nasceu em Almeirim, no Pará. Canta desde os 19 anos, quando começou pelos bares de Almeirim. Ficou conhecida depois de participar da Feira de Arte e Cultura da cidade. Cantou por seis anos na banda Fazendo Arte, até que decidiu gravar seu primeiro CD solo. Em um jantar na casa do cantor paraense Kim Marques, Joelma conheceu Chimbinha. Conhecido por seus arranjos, Chimbinha aceitou produzir o disco solo de Joelma, de nome artístico Joelma Lins.
Chimbinha: Cledivan Almeida Farias, mais conhecido, agora, como Ximbinha, nasceu em Belém, no Pará. Começou a tocar guitarra ainda aos 12 anos, sendo influenciado por artistas de sua terra. Junto com eles, reinventou o ritmo calipso. Aos 18 anos já era o produtor musical mais conhecido de Belém.
A separação do casal e o fim da banda: Após ser anunciado a separação dos líderes, Joelma se desligou da Banda Calypso em dezembro e segue sua carreira solo, com o mesmo ritmo que deu notoriedade a ela. A assessoria confirmou as palavras de Joelma e que a mesma passou a se chamar, artisticamente, Joelma Calypso (posteriormente somente Joelma) e Chimbinha, como Ximbinha, seguiu com a sua nova banda, a XCalypso, que chegou ao fim no começo desse mês. O fim da banda foi marcado por vários episódios conturbadores, afetando as atividades da mesma. A banda encerrou suas atividades no dia 31 de Dezembro de 2015, com um show de réveillon em Macapá só com a presença de Joelma a frente da banda.

Carreiras que se deram origem após o fim da banda Calypso:
Joelma: Em carreira solo a mais de 2 anos, Joelma que agora é artista da gravadora Universal Music, já tem 2 CD's lançados e está desfrutando o sucesso do primeiro DVD gravado em carreira solo, lançado recentemente, que está entre os 10 mais vendidos nas principais lojas.
Ximbinha e banda X: Todo mundo deixou a XCalypso, inclusive o próprio Ximbinha. Desde a última sexta-feria (2) seu novo projeto com nome definido 'Ximbinha e banda X', começou a ser divulgado nas redes sociais e terá apenas a pernambucana Michele Andrade como vocalista.